

















DEPOIMENTOS QUE RELEMBRAM AS AÇÕES DA FETESSESC
MEMÓRIAS DE LUTA
Maria Salete Cross
Passe o mouse para ler o depoimento

Vice-presidente da Fetesssesc
Em quase 4 décadas de existência,a Fetessesc mostrou sua real função ao participar ativamente como representante de seus sindicatos e dos trabalhadores e trabalhadoras na saúde catarinense. Que o aprendizado seja uma lição que perdure por mais décadas de trabalho que virão. As batalhas se levantam novamente contra a classe trabalhadora e,mais do que nunca, estar ativo e fazer parte desse trabalho de defesa de direitos é fundamental para que possamos olhar à frente e ver que teremos sim um futuro melhor.
Maria Salete Cross, vice-presidente da Fetessesc
Cleber Cândido
Passe o mouse para ler o depoimento

Presidente da Fetessesc
A Fetessesc vem em todos esses anos realizando um importante trabalho com ações integradas entre os sindicatos dos trabalhadores da área da saúde. Sempre defendendo princípios e bandeiras por meio de lutas necessárias para a melhor organização e mobilização dos trabalhadores, com o objetivo central de melhorar as condições de trabalho e conquistar diretos.Nos últimos anos estamos em luta para melhores negociações no piso estadual, pelas 30 horas para a Enfermagem, defendendo o fim do Fator Previdenciário, e a garantia da aposentadoria especial para a categoria, entre outros.
Cleber Cândido, presidente da Fetessesc


















NOSSA HISTÓRIA
A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (Fetessesc) foi fundada em 16 de dezembro de 1978 pelos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde de Florianópolis, Blumenau e Região, Joinville, Criciúma e Lages. Na época era denominada “Federação dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado de Santa Catarina”. Antes da criação desta Federação, os sindicatos existentes de Florianópolis e Blumenau eram filiados à Federação Interestadual dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Por um período de sua existência, a Federação tinha como sua principal função prestar assistência aos trabalhadores das áreas inorganizadas. Posteriormente, a Federação para melhor assistir aos trabalhadores, fez-se necessário promover a fundação de outros sindicatos regionais no Estado.
Foram fundados sob a assistência da Fetessesc os sindicatos de Chapecó e Região (1979), Tubarão e região (1981), Itajaí e região (1982), Curitibanos (1989), Rio do Sul e região (1989), Joaçaba e região (1990), Mafra e região (1990) e Caçador e região (1992). Esse conjunto totalizava 13 sindicatos em Santa Catarina. Atualmente, a base territorial é formada por 7 sindicatos.
Após cumprir seu papel de organizar sindicatos por regiões, a Federação passou a exercer efetivamente as suas funções políticas em benefícios dos trabalhadores e em apoio aos sindicatos. Nessa ocasião sentindo a necessidade de uma entidade de representação nacional, a Fetessesc passa a participar efetivamente das discussões de criação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), que aconteceu em 21 de dezembro de 1991. A entidade catarinense contribuiu com a formação da primeira diretoria, indicando o vice-presidente, o segundo Secretário e o diretor de Assuntos Internacionais.
Atualmente, a FETESSESC, é presidida por Cleber Ricardo da Silva Cândido, que juntamente com os sindicatos filiados, tem como suas principais atividades e bandeiras de luta, a organização e mobilização dos trabalhadores - como a realização de encontros estaduais de dirigentes sindicais de trabalhadores na saúde, onde são discutidos temas locais, estaduais e nacionais de interesse da categoria –, o piso estadual e nacional de salário, o fim do Fator Previdenciário, a aposentadoria especial para a categoria, o piso por função, as 30 horas para a Enfermagem, as 40 horas para os demais trabalhadores, as estratégias da prática sindical, entre outros.
AO LADO DO TRABALHADOR
